Translate

quarta-feira, 25 de julho de 2012

4029 - Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I e Fulô do Mato


           Organização parceira:
4029 - Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I e Fulô do Mato
Cidade: Açu
Estado: Rio Grande do Norte
A ORGANIZAÇÃO PARCEIRA 
A Associação dos Moradores dos Bairros Frutilândia I, II e Fulô do Mato está localizada na zona urbana do município de Açu, Rio Grande do Norte.
PANORAMA SOCIAL 
Nas comunidades atendidas, encontramos famílias em situação de vulnerabilidade social que obtêm o sustento através de atividades com baixa remuneração como a agricultura familiar e trabalhos informais. Embora a maioria das casas já possuam acesso à água encanada e energia elétrica, os serviços de saneamento básico ainda são considerados bastante precários e ineficientes em todo o município de Açu.
INFÂNCIA SAUDÁVEL E SEGURA 
As crianças com idades entre zero e cinco anos participam dos espaços e atividades lúdicas na brinquedoteca, objetivando a socialização, convivência e o desenvolvimento educacional como um todo.
CRIANÇAS EDUCADAS E CONFIANTES 
Para as crianças e adolescentes, a organização desenvolve atividades educativas com foco no desenvolvimento das capacidades individuais, convivência em grupo e participação na vida pública. Além das aulas de apoio pedagógico para crianças com dificuldades na escola, a organização também desenvolve oficinas de artes, capoeira, futsal, taekwondo, dança, informática, flauta; e também palestras temáticas sobre formas de discriminação, violência nas escolas, políticas de proteção à criança e ao adolescente, sexualidade, e preservação do meio ambiente. As ações são realizadas em parceria com a comunidade, famílias, escolas locais, e grupos do segmento infanto-juvenil da cidade de Açu.
JOVENS CAPACITADOS E ENVOLVIDOS 
As ações direcionadas aos jovens com idades entre 14 e 18 anos, têm como objetivo estimular a participação deste segmento na vida pública, como sujeitos sociais atuantes, capazes e comprometidos com a comunidade onde vivem. Neste sentido, a organização desenvolve oficinas de formação e desenvolvimento da juventude, conferências e encontros com temas sobre políticas públicas, garantia de direitos, gestão e controle social, entre outros temas ligados ao cotidiano dos jovens. São realizadas também oficinas de informática, artes, música, dança, futsal, capoeira e taekwondo.
“Gosto da brinquedoteca porque brinco, pinto, tem tapete que ele voa... a tia conta a estória da tartaruguinha, da família... tem pula-pula.” Izabelle de 5 anos, criança assistida pela organização.
FAMÍLIAS E ORGANIZAÇÕES PROTETORAS E 
INTEGRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO
As famílias participam da vida de suas comunidades através da elaboração e avaliação dos projetos sociais, eventos comunitários, oficinas de fortalecimento dos vínculos familiares, e eleição dos conselhos e diretoria da organização, que fazem a gestão e fiscalização dos recursos financeiros.
SOCIEDADE E PARCEIROS COMPROMETIDOS COM 
OS DIREITOS E O BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS 
A organização trabalha em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal e Estadual de Assistência Social, Rede de Bibliotecas Cultura Viva, Prefeitura Municipal e o Projeto Criança Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário